Proposta

Siga a rota do desenvolvimento

Considerando as dificuldades apresentadas pelos sistemas rodoviários de transporte de passageiros nos últimos anos, o Governo de Minas lança o projeto TREM – Transporte sobre Trilhos Regional e Metropolitano.

A iniciativa integra uma das principais diretrizes do Governo de Minas para solucionar as grandes demandas relativas à mobilidade urbana e visa à reativação da malha ferroviária para o transporte de passageiros na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O Governo de Minas, a Universidade Federal de Minas Gerais e empresas do setor metroferroviário estão elaborando estudos técnicos para a construção do melhor modelo de implantação de um Sistema de Transporte sobre Trilhos de abrangência metropolitana na RMBH, a ser operado por uma ou mais Parcerias Público-Privadas.

O projeto prevê a reativação do transporte de passageiros passando necessariamente por ferrovias já existentes, divididas nos seguintes lotes:

Conheça a Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana, criada para apoiar o Governo de Minas neste e em outros importantes projetos. Saiba mais sobre a Segem.